Tipos de cobranças e quais são as mais eficientes

por | out 4, 2022 | Cobrança | 0 Comentários

Vários aplicativos de mensagens instantâneas

Existem vários tipos de cobranças que ajudam na redução da inadimplência e ajudam a manter a saúde financeira e fiscal do seu negócio. É fundamental para o empreendedor conhecer os principais meios de cobranças e utilizá-las para direcionar para o pleno pagamento dos clientes e detectar os devedores para o pagamento.

Sumário

Claro que no caso dos devedores, os processos de negociação de forma amigável, ajuda ambos os lados a sempre encontrar melhores fontes de informação e de acordos. 

As empresas precisam conhecer as modalidades de cobrança para facilitar o processo de cobrança e de pagamentos. 

Principais Tipos de cobranças

No contexto da gestão de cobrança direcionada ao cliente, a empresa pode enviar lembretes, notificações e demais tipos de avisos legalizados para lembrar o cliente a respeito do prazo de pagamento e de uma determinada dívida que está em atraso.

Organizar procedimentos de cobranças é importantíssimo para ajudar o setor financeiro no controle de recebimentos como forma de evitar atrasos de pequenos e maiores impactos. 

A seguir apresentamos os principais métodos de cobranças:

1 – Email

Esse método possibilita aprimorar a geração de um tipo de conteúdo que posiciona a marca e ao mesmo tempo envia de forma automatizada links de pagamentos e de cobrança.

2 – Ligação telefônica

O método telefônico está entre as táticas mais tradicionais de cobranças que podem ser aplicadas de modo fidedigno pelas empresas abrindo diálogo mais próximo para uma negociação mais facilitada e imediata com o devedor.

3 – SMS

O SMS ainda é bastante utilizado como forma de notificar o cliente devedor de maneira mais rápida, sendo que a cobrança ativa deve ser enviada antes da data do vencimento como forma de lembrete.

4 – Whatsapp

O maior e mais popular mensageiro digital da internet móvel tem sido muito utilizado para ampliar a comunicação dos consumidores junto às empresas. As empresas podem usar o zap como forma de enviar notificações de cobranças ou cobrar por dívidas recentes ou mais antigas. 

5 – Carta/Mala Direta

A cobrança por carta está entre os tipos de cobrança mais tradicionais utilizados por empresas de cobrança, que podem anexar a segunda via do boleto bancário para que o cliente devedor possa ler, se informar, se conscientizar e fazer o pagamento. 

Porém, a carta deve ser entregue no endereço ou nas mãos do destinatário e evitar ser desviada e apresentar no conteúdo informações completas como o valor da dívida, a data de vencimento e demais valores relativos a juros, multas e demais somas. 

6 – Pix

O Pix é o método de pagamento mais utilizado no Brasil e, tornou-se, um dos principais tipos de cobrança. Por ele é possível receber pagamentos, mesmo parcelados dos seus clientes e o dinheiro cai na mesma hora na conta. Além disso você já conta com o Pix Cobrança que oferece os mesmos recursos de um boleto como juros e multa, com a vantagem de ser liquidado na hora.

Experimente a Moner

Se você percebe que sua taxa de inadimplência está aumentando, suas cobranças não conseguem ser tão efetivas e está faltando dinheiro no caixa, você precisa criar uma conta na Moner.

A Moner é a mais completa solução para quem busca organizar e gerenciar suas cobranças de um modo simples e profissional, após criar a sua conta, você poderá:

  • Criar cobranças ilimitadas;
  • Receber via Boleto ou Pix;
  • Parcelar o recebimento;
  • Configurar taxa de juros, multas e descontos;
  • Enviar lembretes e notificações via celular do cliente pelo SMS e WhatsApp;
  • Notificações via Email;
  • Personalizar as cobranças de acordo com a sua marca com seu logo e cores da sua empresa. 

A Moner é a solução completa para quem já testou vários tipos de cobranças e não obteve os resultados desejados. Portanto, não desperdice mais tempo e dinheiro, crie agora gratuitamente a sua conta na Moner!

Gustavo Gawryszewski
Gustavo Gawryszewski

Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.

Reduza sua inadimplência agora mesmo

Utilize a Moner no seu negócio e envie cobranças automáticas por Email, WhatsApp ou SMS e reduza em até 44% o tempo de recebimento de suas cobranças.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com seus amigos!