Qual o papel do SPC e Serasa na prevenção à inadimplência?

por | out 20, 2022 | Cobrança | 0 Comentários

pessoas negociando dívida

Os órgãos de proteção de crédito exercem uma importância muito grande em nosso país. Os mais conhecidos, SPC e Serasa estão a todo momento funcionando como mediadores da imensa maioria das relações de dívida no Brasil, protegendo o crédito das lojas, instituições financeiras e outras  empresas.

Além de inscrever o nome das pessoas que não pagam suas dívidas por um determinado período de tempo, “negativando-os” e colocando-os de forma pública para quem quiser consultá-los, alguns desses órgãos também oferecem programas de negociação de débitos, ajudando a “limpar” o cadastro dos indivíduos por lá.

Com isso em mente, nossa página trouxe a você informações valiosas sobre as definições de SPC e Serasa, como eles atuam e qual a melhor maneira de lidar com eles.

Sumário

O que é SPC e Serasa?

Apesar de muito parecidos, existem algumas diferenças entre um e outro, ainda que sutis.

Por exemplo, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas e possui uma base de dados gigantesca, sendo uma das maiores de nosso continente na atualidade.

O SPC fornece dados do CPF de até 180 milhões de pessoas, além de oferecer soluções para donos de estabelecimentos na hora de decidirem comercializar ou não com pessoas físicas ou jurídicas.

Já o Serasa, criado em 1968 pela Febraban e pela Associação de Bancos do Estado de São Paulo, também é uma empresa privada de proteção de crédito a nível nacional.

Comprado pela multinacional irlandesa Experian em 2007, o Serasa passou a se chamar Serasa Experian, mantendo sua excelência e confiança de décadas de atuação no Brasil.

Entretanto, pelo fato de ter sido criada por bancos, o Serasa é mais utilizado por instituições financeiras na hora da tomada de decisões sobre pessoas e empresas aptas a tomarem operações de crédito ou não.

Qual diferença entre SPC e Serasa?

A principal diferença entre as duas instituições, que são privadas e gigantes no ramo em que atuam, reside no fato de que o SPC é mais consultado por empresas do ramo do comércio, como lojas, magazines, entre outras.

Já o Serasa é mais utilizado por instituições financeiras como bancos, cooperativas de crédito e assessorias do segmento.

SPC e Serasa são a mesma coisa?

Apesar de muito parecidos, os sistemas dessas duas renomadas instituições utilizam base de dados diferentes e também são consultados por públicos majoritariamente distintos.

Por exemplo, pode acontecer de um cadastro constar na base de dados do Serasa e não estar no banco de informações do Serasa, ou a data de inscrição da mesma dívida ser diferente em um e outro.

Entretanto, isso raramente acontece, principalmente hoje em dia, onde os sistemas são todos informatizados e com grande troca de informações simultâneas entre tais órgãos.

O que é o Score do SPC e Serasa?

Tanto o SPC, quanto o Serasa possuem dados sobre o perfil financeiro da maioria esmagadora dos brasileiros que possuem CPF.

Eles sabem, por exemplo, se atrasamos o pagamento de algum débito, o tempo que demoramos para cumprir obrigações financeiras, qual a natureza de nossas dívidas e, ainda, se possuímos algum empréstimo em andamento, ainda que com os pagamentos em dia.

Tal volume de informações sobre cada indivíduo resulta no escore de cada um, que é uma pontuação de 1 a 1000 utilizada pelos órgãos de proteção de crédito para auxiliar nas tomadas de decisões financeiras das empresas.

Por exemplo, quanto mais se aproximar de 1000, mais o score será positivo e com isso são reduzidas as chances de inadimplência, assim, o cliente pode ter melhores condições de crédito (tanto em termos de volume quanto tarifas). Entretanto, quanto mais se distanciar do valor máximo, maior a probabilidade de inadimplência e com isso mais cuidado é necessário com o consumidor.

Como fazer uma consulta no SPC e Serasa?

Ambas as instituições disponibilizam a possibilidade de fazer consultas em seu sistema gratuitamente (para si próprio), ainda que alguns dados mais específicos sobre cada consumidor sejam mostrados apenas de forma paga. 

Pelo SPC, você poderá acessar o site da empresa e seguir as instruções de login para consultar seu CPF.

Já no Serasa Experian, também é possível consultar seu Cadastro gratuitamente (pessoa física) acessando a página da instituição e realizar o login, caso já tenha uma conta por lá, ou cadastrando-se de forma simples e rápida. Caso queira verificar para sua empresa, a instituição possui link específico para empresas.

Caso queira realizar consultas sobre seus clientes, é necessário contratar o serviço diretamente ou através de representantes.

SPC e Serasa limpa nome

Tanto o SPC, quanto o Serasa possuem ótimas oportunidades de desconto na hora de negociar dívidas com os devedores. São oportunidades tanto para devedores quanto para credores pois criam uma atmosfera favorável a negociação de créditos que possam já ter sido considerados perdidos.

Não apenas nos juros da cobrança, mas existem casos de descontos extraordinários de até 90% do valor total do montante, o que chega a representar uma economia imperdível a quem queira se regularizar na praça e uma chance de recuperar valores que outrora seriam dados como perdidos.

O importante é ficar ligado nas páginas das instituições e entrar em contato com eles sempre que verificar oportunidades assim.

Conclusão

Esperamos que, com nossas dicas, você tenha compreendido melhor a diferença entre SPC e Serasa e como lidar com ambos. Desejamos sucesso financeiro a todos!

Gustavo Gawryszewski
Gustavo Gawryszewski

Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.

Reduza sua inadimplência agora mesmo

Utilize a Moner no seu negócio e envie cobranças automáticas por Email, WhatsApp ou SMS e reduza em até 44% o tempo de recebimento de suas cobranças.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com seus amigos!