Empresa de cobrança: O que são e como funcionam

por | set 22, 2022 | Cobrança | 0 Comentários

atendente de empresa de cobrança

Contratar os serviços de uma empresa de cobrança pode ser muito proveitoso para seu negócio, já que terceirizar essa atividade elimina muitas dores de cabeça e traz produtividade ao seu time.

Descubra como funciona uma empresa de cobrança e como ela atua ajudando outros estabelecimentos!

Sumário

A diferença desse tipo de negócio para outras empresas é que ela trabalha exclusivamente em cobranças e recuperação de dívidas em aberto.

Isso é essencial, pois, assim, seu empreendimento pode contar com um serviço especializado, que entende do assunto e que está sendo se aperfeiçoando para entregar um trabalho eficiente.

Como funciona uma empresa de cobrança?

Quando sua empresa não consegue recuperar uma dívida ativa, é comum que haja, além do prejuízo financeiro, um desconforto pela não execução desse trabalho. 

Logo, o papel de uma empresa de cobrança é realizar esse serviço por seu estabelecimento.

Ademais, além de levar o consumidor ao pagamento da dívida, ela ainda o mantém como cliente do empreendimento, tarefa essa que muitas vezes não é conseguida quando feita diretamente por seus funcionários.

Para prevenir situações como essas, os empreendedores estão cada vez mais aderindo às assessorias de cobrança, visto que o contato com os inadimplentes é efetuado por pessoas capacitadas para isso.

Afinal, ainda que sua equipe tenha boa vontade e profissionalismo, nem sempre há tempo para se dedicar a fundo na situação de cada cliente, além de que existem os métodos assertivos de cobrança. 

Tipos de cobranças feitas por uma assessoria

As empresas de cobrança atuam na recuperação dos créditos para variados tipos de empreendimentos. Através delas, podem ser cobrados ativos oriundos de:

  • Cobrança de cunho administrativo;
  • Cobrança extrajudicial;
  • Cobrança judicial;
  • Cobrança preventiva;
  • Cobranças fidelizadas e diferenciadas.

Fora esses tipos, algumas empresas prestam trabalhos de consultoria financeira, bem como fornecendo uma espécie de feedback com os principais resultados das estratégias de combate à inadimplência.

Quais as principais ações realizadas por uma empresa de cobrança

Normalmente o principal foco das empresas de cobrança residem na cobrança por telefone, onde buscam se estruturar para ter um processo eficiente de gestão das ligações utilizando discadores automatizados e ferramentas para gerenciar esses processos.

Empresas de cobrança frequentemente também atuam na esfera da cobrança extrajudicial como último passo de uma cobrança amigável e preparando assim o terreno para uma eventual cobrança na justiça.

Como uma empresa de cobrança pode atender a diferentes empreendimentos?

Atuando para diferentes formatos de negócio, a empresa de cobrança possui a experiência e expertise necessária para contatar os clientes da melhor maneira possível.

Com isso, são grandes as chances desse contato ser positivo, independente do status de inadimplência que o consumidor esteja. 

Em geral, as empresas de cobranças atuam para estabelecimentos distintos, mas com prevalência em:

  • Escritórios de contabilidade;
  • Escolas e creches;
  • Empresas de construção civil;
  • Condomínios;
  • Bancos;
  • Prestadores de serviços;
  • E muitos outros.

Utilizando uma ferramenta de gestão de cobrança por boletos e pix eu ainda preciso de uma empresa de cobrança?

Uma solução de cobrança automatizada como a da Moner pode ajudar em muitos casos, hoje nossos clientes reportam uma média de redução de 44% no prazo de recebimento, entretanto nem todos os caso são cobertos por uma solução automatizada pois portanto vale considerar uma parceria com ambos.

Portanto, contando com uma empresa de cobrança que faça tudo o que você precisa para receber seus pagamentos vai facilitar o seu processo quando uma solução de cobrança automatizada não for suficiente. Fazendo isso, você vai ganhar produtividade, aumentar seu faturamento e reduzir os custos com essa área do seu negócio pois só vai tratar os casos realmente necessários.

Então, não deixe de contar com profissionais especialistas nesse setor, que além de criar uma régua de cobrança, ainda analisam os resultados das estratégias de redução da inadimplência. 

Gustavo Gawryszewski
Gustavo Gawryszewski

Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.

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