Como fazer uma cobrança amigável

por | out 4, 2022 | Cobrança | 0 Comentários

pessoas apertando as mãos em uma cobrança amigável

Muitas vezes, cobrar é visto como uma atitude negativa. Mas isso não precisa ser necessariamente assim. Cobranças amigáveis podem ajudar a resolver problemas e manter as relações cordiais entre você e seus clientes. Neste artigo, você verá como fazer uma cobrança amigável via WhatsApp, Email ou Telefone de forma eficiente e que traga os melhores resultados para todos envolvidos!

Sumário

Como fazer uma cobrança amigável e reconquistar o cliente

Muitos empresários reclamam da cobrança de seus clientes, afinal, é um processo doloroso para todos os lados envolvidos. 

Mas o que muitos donos de empresas não sabem é que é possível fazer uma cobrança amigável, sem magoar o cliente e finalmente receber o pagamento devido, confira!

1. Seja transparente

O primeiro passo para cobrar de forma amigável é ser o mais transparente possível. Deixe seu cliente saber, desde o início, qual é o valor cobrado e quais são os prazos para pagamento. 

Se possível, envie cobranças por e-mail, SMS, WhatsApp ou pelo correio, de forma que o cliente tenha um registro do pagamento cobrado.

Além disso, sempre mantenha o diálogo aberto com seu cliente. Se ele estiver atrasado, entre em contato para saber se há algum problema e ajude-o a resolver a situação.

Por fim, cobrar de forma transparente é cobrar de forma justa. Se o seu cliente sabe o valor cobrado e o prazo para pagamento, não há como cobrar de forma indevida.

2. Defina um prazo

Como cobrar de forma amigável? Cobrando dentro do prazo! Defina, desde o início, qual é o prazo para pagamento da cobrança e cumpra-o. Se possível, cobre o valor devido dentro de um prazo de 15 a 30 dias.

Essa cobrança amigável dará tempo ao seu cliente para que ele possa se organizar financeiramente e, assim, quitar a dívida.

3. Suavize as cobranças

As cobranças amigáveis devem ser suaves e, para isso, é importante que você mantenha uma postura profissional. Evite cobrar seu cliente da forma como ele cobraria você.

Cobrar de forma amigável significa cobrar de forma educada e respeitosa. Seja cordial e compreensivo com o seu cliente, mesmo que ele esteja atrasado no pagamento.

4. Se possível, ofereça descontos

Uma cobrança amigável pode oferecer descontos para o pagamento antecipado ou para o pagamento à vista. Isso ajudará seu cliente a economizar dinheiro e, consequentemente, pagar a dívida cobrada.

Além disso, oferecer descontos também é uma forma de estreitar o relacionamento com o seu cliente. 

Quanto mais barato for para ele pagar a cobrança, mais provável é que ele cobre a dívida e continue sendo um cliente fiel à sua empresa.

5. Automatize as suas cobranças

Imagine uma ferramenta onde você simplesmente faz o cadastro dos seus clientes e das contas à receber e, no dia agendado, o sistema envia mensagens de cobrança bem suaves e agradáveis que deixarão seus clientes comovidos, com vontade de pagar o quanto antes. 

Pois é, esta ferramenta existe, é a Moner!

A Moner organiza todo o processo de cobranças do seu negócio, desde a contratação até o momento de enviar as faturas aos seus clientes.

A Moner possui um sistema exclusivo de cobrança automática que se adapta aos perfil de risco de cada cliente, evitando perdas, inadimplência e, ainda fazendo suas cobranças de um modo amigável que vai recuperar e fidelizar seus clientes.
Portanto, não perca mais clientes e dinheiro, conheça agora todas as funções da Moner e automatize de modo profissional as suas cobranças!

Gustavo Gawryszewski
Gustavo Gawryszewski

Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.

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