Pix Cobrança: o que é e como funciona?

por | ago 31, 2022 | Pagamentos | 0 Comentários

Pessoa utilizando QR Code para pagar em loja

No projeto do Pix, o Banco Central do Brasil desenhou diversas funcionalidades para que ele fosse pouco a pouco (talvez não tão devagar assim) substituindo outros meios de pagamentos. Por isso, acabou incluindo diversas funcionalidades em seu projeto como a utilização de chaves (ou apelidos), QR Code, o Pix Saque e Pix Troco, Pix Parcelado, Pix Garantido, e o Pix Cobrança entre diversos outros, cada um para atender uma necessidade de pagamento do brasileiro.

Lançado em 14 de maio de 2021 (depois de dois adiamentos), o Pix Cobrança é uma modalidade de pagamento mais prática que os boletos e outros meios de cobrança. Saiba mais sobre essa nova forma de cobranças e como aplicá-la no seu negócio de forma assertiva.

Sumário

O que é o Pix Cobrança?

O Pix cobrança é uma alternativa ao boleto bancário, criada pelo banco Central para atender as empresas, prestadores de serviço e microempreendedores que precisam cobrar de seus clientes utilizando a tecnologia do pix para liquidação e que de acordo com os dados atualizados do Banco Central, já são mais de 75 milhões de brasileiros utilizando.

O pagamento pelo Pix Cobranças acontece por meio de QR Codes gerados pelo cobrador que qualquer empresário/empreendedor pode gerar um QR Code utilizando um banco ou fintech para efetuar uma cobrança, seja ela de uma compra imediata ou de um lançamento futuro, tudo isso de forma ágil e dinâmica, sem burocracias.

A vantagem do Pix Cobrança, está exatamente primeiro na utilização do Pix como meio de liquidação do pagamento (que é instantânea, ok, não é instantânea mas até 10 segundos para operações regulares) e o uso de um QR Code. E por que o QR Code é uma vantagem? Simples, um QR Code permite o armazenamento de mais informações que um simples código de barras fazendo que mais detalhes sobre a cobrança possam ser passados ao cliente no momento do pagamento.

Como funciona o Pix Cobrança?

Para cada cobrança é gerado um QR Code dinâmico, específico para cada transação, ou seja, são contas que só podem ser pagas uma vez. Em um QR Code dinâmico do Pix Cobrança, você tem as mesmas informações que existem no boleto, como vencimento, juros, multas, descontos, valor, entre outros dados. Mas além disso, pode incluir mais informações como uma mensagem ao cliente descrevendo por exemplo o que está sendo pago nesta cobrança.

Já o cliente precisa apenas escanear o QR Code com o seu aplicativo de internet banking do seu banco ou fintech.

Com isso, o sistema do Pix Cobranças fica responsável por transferir o valor de quem deve para o cobrador em até 10 segundos e como a liquidação é praticamente instantânea, um sistema de cobrança pode reconhecer o pagamento no mesmo momento simplificando para equipes de cobrança e evitando cobranças duplicadas.

Só é possível pagar utilizando o QR Code?

Não, na verdade foi criada uma solução para atender os casos onde um cliente está tentando realizar o pagamento através de um smartphone. Nesse caso, obviamente não seria possível realizara leitura do QR Code. Para atender esse requisito, foi criado o Pix Copia e Cola, que consiste das informações contidas no QR Code mas em forma de texto para que possa ser facilmente copiada e colada em um internet banking para efetuar o pagamento.

Na Moner, todas as cobranças geram um QR Code do Pix Cobrança e um boleto, e as duas soluções oferecem formas simples de se copiar os dados para pagamento em um aplicativo de banco.

Pix Cobrança na Moner exibindo um QR Code e campo para copiar código de pagamento

Diferenças do Pix cobrança para o boleto

Como dissemos, uma das coisas em comum do Pix Cobrança para o boleto, é que o primeiro pode adicionar os mesmos dados do segundo, sem distinções, permitindo a inclusão automática de juros, multas e descontos.

Porém, existem algumas diferenças do Pix Cobrança para o boleto bancário. 

  • O Pix Cobrança é mais rápido que o boleto na questão dos pagamentos, uma vez que ele oferece mais agilidade nas transações;
  • Enquanto o boleto pode levar até 03 dias úteis para compensar e liquidar a dívida, no Pix Cobranças esse tempo é nada mais que 10 segundos nos casos regulares (as instituições podem demorar mais caso considerem risco de fraude na transação, mas sua média de tempo de liquidação não pode ser muito afetado por isso);
  • O pagamento de boletos só pode ser feito em dias e horários específicos. O Pix Cobranças permite operações de cobrança 24 horas por dia, 07 dias por semana;
  • Caso alguma informação esteja incorreta durante uma transação do Pix Cobranças, o vendedor pode revogar essa cobrança antes que o cliente faça a quitação, prevenindo maiores transtornos. Além disso, existe um mecanismo de devolução integrado ao Pix que facilita o processo de estorno.

Vantagens do Pix Cobrança para seu negócio

O Pix cobrança tem diversas vantagens para o empreendedor, sendo algumas delas:

  • Segurança: se o cliente não pagar, o vendedor pode protestar a venda assim como em outros meios de pagamento;
  • Agilidade: por ser fácil de pagar, o Pix Cobranças é uma ótima opção para quem tem um grande fluxo de contas a receber;
  • Versatilidade: o Pix Cobranças pode ser tanto impresso como gerado automaticamente para leitura do QR Code;
  • Liquidação rápida dos débitos: assim como o boleto, o Pix Cobrança permite adicionar juros, multas e descontos. O bom é que esses itens são compensados em até 10 segundos após o pagamento!
Seção Pix no site do Banco Central do Brasil

Quanto custa o Pix Cobrança?

Diferente de outras modalidades de transação Pix, o Pix Cobrança pode ser cobrado de todos, inclusive pessoas físicas pois sempre é caracterizado como atividade comercial. Entretanto, o valor cobrado do empresário nesse caso é de livre escolha do banco ou fintech, como foi dito, diferente das transferencias utilizando chave Pix que são gratuitas para pessoas físicas, o Banco Central do Brasil autorizou a cobrança do Pix em casos considerados como atividade comercial.

E quanto custa afinal? O Bacen não determina valores mínimos ou máximos então fica a critério da instituição definir quanto cobrar. Alguns bancos podem cobrar até R$ 150 por transação Pix. Na Moner, definimos um preço padrão de R$ 3,49 para as cobranças realizadas tanto por Boleto quanto por Pix, que visam cobrir nossos custos de gestão, envio de notificações e os custos com a transação no banco parceiro.

Pix Cobrança como recurso contra inadimplência

Agora você já sabe o que é e como funciona o Pix Cobranças, além de suas principais vantagens.

Fora esses quesitos, que são bem importantes, geralmente os empresários têm outra preocupação: o prazo de pagamento das contas.

Para isso, contar com um sistema de cobranças automatizado pode funcionar muito bem nesse quesito, já que através de uma régua de cobrança e um software de gestão de assinaturas, os clientes podem ser avisados de suas contas de forma cordial e respeitosa. 

Assim, além do boleto e cartão, a inadimplência não terá vez na empresa, pois ela passará a contar com outro meio de pagamento, o Pix Cobranças.

Gustavo Gawryszewski
Gustavo Gawryszewski

Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.

Reduza sua inadimplência agora mesmo

Utilize a Moner no seu negócio e envie cobranças automáticas por Email, WhatsApp ou SMS e reduza em até 44% o tempo de recebimento de suas cobranças.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com seus amigos!