Como criar uma régua de cobrança eficiente

por | set 26, 2022 | Cobrança | 0 Comentários

mulher em call center executando régua de cobrança

A régua de cobrança tem sido muito utilizada para processos de recuperação de crédito sendo um importante método para evitar que os clientes fiquem inadimplentes no decorrer da tomada de crédito e, principalmente, evitar que clientes inadimplentes comprem de forma desviada os produtos e serviços da empresa.

Sumário

Ao usar esse tipo de recursos as empresas e suas marcas conseguem reduzir a taxa de clientes registrados na praça como não pagantes.

Quando a gestão da empresa insere o uso dessa ferramenta de modo correto, é possível aumentar a retenção de clientes com nome no azul e com boas pontuações no mercado.

Um processo eficiente de cobrança é essencial pois segundo o Indicador de Recuperação de dívidas do Serasa Experian, 56,4% das dívidas são recuperadas nos primeiros 60 dias. Isso significa que com o tratamento apropriado quase 60% das dívidas são recuperadas nesse prazo.

O que é uma régua de cobrança?

Trata-se de uma ferramenta que deve ser considerada como uma regra para ajudar a empresa a cobrar de seus clientes de maneira sistemática e é exatamente como empresas de cobrança costumam atuar.

Pode orientar a formatação de datas específicas de cobrança, processos de envio de mensagem dedicada para a cobrança de clientes, dados de faturas ainda em aberto e número de tentativas de contatos já realizados.

Na prática, a régua ajuda bastante a gerar uma comunicação corporativa orientada para a cobrança de modo eficiente e fundamental mantendo o fluxo do caixa e a empresa com suas cobranças e contas sob controle.

Como funciona?

Trata-se de um conjunto de ferramentas que vão muito além de uma planilha, sendo considerada como um conjunto de estratégias que lidam com registros de pagamentos com recorrência.

Também atua para acelerar o modo de notificação de cobranças ou de faturas pendentes dos clientes, mesmo que estejam vencidas ou com datas a vencer.

São sistemas que atuam também para indicar a melhor data para conversar com o cliente através de diferentes canais como redes sociais, e-mails e SMS.

A régua ajuda bastante a automatizar o processo de cobrança para notificar centenas ou milhares de clientes atualizando a timeline de ações, podendo orientar cobranças, emissão de segunda via ou cancelamento do serviço sempre que preciso.

A régua atua a partir de datas específicas incluindo lembretes de pagamentos, data de envio das faturas e comunicação formal de inadimplência.

Como criar uma régua de cobrança para cada meio de pagamento

Assim como cada cliente tem suas características, as réguas de cobrança também possuem as suas que variam de acordo com cada meio de pagamento, desta forma, para criar uma régua de pagamento eficiente você precisa levar alguns fatores em consideração.

Régua de cobrança via boleto bancário

Os boletos bancários ainda são os principais meios de pagamentos dos brasileiros e, pela sua praticidade, ainda são eficientes por um bom tempo.

Para fazer cobranças eficientes via boleto, você pode seguir estas regras:

Altere a data de emissão do boleto – De acordo com dados da SERASA EXPERIAN, o simples fato de emitir e enviar os boletos de cobrança 10 dias antes do vencimento, aumenta em 30% as chances do seu cliente pagá-lo em dia, o que pode criar uma boa rotina no caixa da empresa.

Notifique o cliente regularmente via Email, SMS ou Whatsapp – Se um dia após o vencimento do boleto, o pagamento ainda estiver pendente, é necessário lembrar o cliente.

Para isso, envie notificações periódicas (via Email, SMS ou Whatsapp) um dia após o vencimento, comunicando que o boleto está em aberto e, caso este continue pendente, repita as notificações a cada 5 dias. 

Dica Importante: a cada vez que reenviar o boleto ao cliente, este precisa estar com a data de vencimento atualizada, para isso, o ideal é utilizar uma carteira de cobrança automatizada que permita emitir e enviar boletos atualizados, isso vai facilitar o pagamento pelo cliente.

Régua de cobrança via cartão de crédito

A cobrança via cartão de crédito é uma das mais utilizadas e eficientes que existem, pois todo o processo é feito de maneira automática, sem a intervenção manual do cliente. 

Outra vantagem de utilizar a cobrança via cartão de crédito na sua régua de cobrança, é a alta taxa de conversão. Caso haja falhas na primeira tentativa de pagamento, o sistema permite repetir a operação até a efetivação do pagamento.

Para ter sucesso neste meio de pagamento, você poderá seguir estas regras:

Envie notificações imediatas – falhas com cartões de crédito são bem comuns, como por exemplo, erros no próprio cartão, saldo insuficiente, recusa do pagamento pelo banco emissor, cartão fora da validade, cartão cancelado, recusa por falhas de segurança no sistema; Caso uma destas falhas aconteça, o cliente deverá ser notificado imediatamente via email, SMS ou WhatsApp.

Régua de cobrança via débito automático

O débito automático é um dos meios de pagamentos mais tradicionais usado pelos brasileiros, rápido e prático, ele é extremamente eficiente, ainda mais para cobranças recorrentes.

Para melhorar suas taxas de conversão com este método, siga estas dicas:

Cadastre mais de uma conta – Para evitar erros na cobrança, é importante sempre cadastrar mais de uma uma conta corrente do mesmo cliente, desta forma, caso uma delas esteja em saldo, o seu sistema fará uma segunda tentativa, desta vez, no outro banco.

Régua de cobrança via banco digital

A maioria dos bancos na internet oferecem carteiras digitais com alguns recursos que facilitam na sua régua de cobrança como o cartão virtual e o débito via saldo.

Para garantir uma alta positividade neste  meio de pagamento, siga estas dica práticas:

Permita que o cliente cadastre várias carteiras a conta – É comum hoje, os clientes terem várias contas em diversos bancos digitais, assim, é extremamente eficaz permitir que eles possam cadastrar várias contas como forma de cobrança.

Envie notificações de fatura – Envie uma notificação via Email, SMS ou Whatsapp, pelo menos 5 dias antes do vencimento, informando ao cliente que a fatura foi gerada e aguarda o pagamento.

Dica Importante: Caso não haja o pagamento da fatura, é importante repetir esta notificação 3, 5, 7 após o vencimento, sempre com faturas atualizadas.

Régua de cobrança via Pix

O Pix se tornou o queridinho dos brasileiros e hoje é a principal forma de pagamento utilizado, são em média 80 milhões de transações por dia, portanto, um meio de pagamento, que não pode ser deixado de fora da sua régua de cobrança.

Para receber pagamentos via Pix, é importante:

Enviar notificações automáticas ao cliente – é importante ter um sistema que permita enviar pelo menos 5 dias antes, notificações via Email, SMS ou Whatsapp com seus links de pagamentos ou chaves Pix cadastradas.

Utilize o Pix Cobrança – Com o Pix Cobrança você pode incluir juros, multa e descontos o que pode auxiliar no processo de pagamento por oferecer um incentivo seja para evitar multas ou aproveitar um desconto..

Dica Importante: Caso não haja o pagamento na data de vencimento, é importante repetir esta notificação 3, 5, 7 após o vencimento.

Régua de cobrança inteligente

Automatizando uma régua de cobrança eficiente

Existem diversas decisões necessárias para criar uma régua de cobrança de fato eficiente, e elas, podem variar de empresa para empresa, segmento de negócio para segmento de negócio. Por isso, a régua de cobrança deve ser desenvolvida e aplicada de forma inteligente para manter a cobrança automatizada, sem depender de processos manuais e, dessa forma, reduzir os riscos de perdas.

Com uma solução de cobranças como oferecida pela Moner, clientes podem ter o poder da inteligência artificial atuando na tomada de decisões de gestão do processo de cobrança. Isso é importante evitar a cobrança abusiva, repetitiva (até mesmo de uma conta que já foi paga) e evitar perder o cliente por causa de uma dívida que pode ser negociável de modo amigável a curto prazo.

Para colocar tudo isso em prática, de forma a permitir organizar e efetuar suas cobranças no prazo e de forma eficiente, você precisa conhecer a Moner!

A Moner é a plataforma de cobranças mais utilizada pelas empresas brasileiras que buscam reduzir a inadimplência, utilizando uma régua de cobranças inteligente para fazer cobranças amigáveis e recuperar antigos clientes.

Com um painel intuitivo e simples usar, sua empresa terá uma grande variedade de opções para criar régua de cobrança eficiente, que incluem:

  • Criação ilimitada de cobranças;
  • Controle de recebíveis;
  • Controle de pendências;
  • Cobrança via Pix ou Boleto bancário;
  • Parcelamento de Cobranças;
  • Configuração de taxas, multas e juros;
  • Notificações via SMS, Email ou WhatsApp;
  • Relatório de desempenho em tempo real, entre outros.

Portanto, se você busca uma forma eficiente de criar uma régua de cobrança eficiente, abra agora a sua conta gratuita na Moner e profissionalize o departamento financeiro da sua empresa!

Gustavo Gawryszewski
Gustavo Gawryszewski

Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.

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