É gestor de um pequeno ou médio negócio e não sabe como diminuir a inadimplência do seu estabelecimento?
Afinal, diante do cenário de crise e recessão, é natural que você tenha essa preocupação.
Até porque, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio, em agosto de 2022 o Brasil atingiu a maior marca de endividamento e inadimplência dos últimos 12 anos.
Portanto, aproveite para acompanhar este conteúdo, pois traremos 5 dicas para aplicar na sua empresa visando manter o fluxo de caixa sob controle, além de preservar o bom relacionamento com os clientes. Confira!
Sumário
- 1. Cobre de forma amigável
- 2. Ofereça benefícios para os clientes adimplentes
- 3. Disponha de diferentes meios de pagamento
- 4. Saiba negociar as dívidas
- 5. Use um sistema de gestão de assinaturas alinhado a uma regra de cobrança
1. Cobre de forma amigável
Ainda que esteja no seu direito, a empresa precisa ter uma abordagem amigável no momento de cobrar uma dívida, até mesmo para evitar possíveis processos judiciais.
O ideal é tratar o cliente inadimplente da mesma forma que você trataria um consumidor que está fechando um negócio agora.
Aposte no respeito e seja objetivo, procurando não ameaçar nem constrangê-lo, já que isso pode atrasar a quitação das contas, além de dar uma imagem negativa a sua marca.
2. Ofereça benefícios para os clientes adimplentes
Oferecer benefícios para os bons pagadores é uma ótima maneira de incentivar os clientes que pagam em dia a continuarem com essa prática ao mesmo tempo que provoca esse desejo naqueles que estão com faturas em aberto.
Em algumas empresas, por exemplo, é dado um desconto para quem pagar boletos de modo antecipado, ou, após atingir um total X de pagamentos, esse cliente ganha um desconto especial.
3. Disponha de diferentes meios de pagamento
Fora a questão de facilitar o pagamento, diversificar as formas de liquidação da dívida ajudam o cliente a não “fugir” da responsabilidade.
Por isso, o pagamento recorrente por cartão de crédito e o débito automático são boas alternativas para evitar esquecimentos e combater a inadimplência.
4. Saiba negociar as dívidas
Cada cliente é único. Então, esteja aberto para um eventual acordo, afinal, é completamente possível que o consumidor tenha tido um imprevisto em um dado mês.
Apesar de impactar no lucro, em alguns casos o melhor é ofertar um desconto à vista ou um prazo maior de parcelamento como forma de manter o relacionamento com cliente e receber o pagamento.
5. Use um sistema de gestão de assinaturas alinhado a uma regra de cobrança
Um sistema de gestão de assinaturas pode ser um ótimo aliado na hora de cobrar os clientes do negócio sem parecer uma situação incômoda.
Isso porque, com a automatização da cobrança de dívidas, o processo de pagamento do consumidor é mapeado e com isso é desenhado as melhores estratégias para solicitação do pagamento.
Aliado a isso, a utilização de uma régua de cobrança ajuda o gestor a solicitar quitações de forma profissional e padronizada.
Em alguns casos, o e-mail é o meio ideal, já em outros, o cliente responde melhor pelo WhatsApp. O mesmo vale para clientes dias antes e após o vencimento.
Essa personalização é perfeitamente atendida por esse roteiro pré-definido na régua de cobrança, independente de quem está executando, seja você mesmo ou uma empresa de cobrança.
Ademais, tarefas como suspensões e cancelamentos, análise de indicadores e acompanhamento dos pagamentos também são uma realidade.Logo, com um sistema de gestão de assinaturas junto de uma regra de cobranças bem desenhada, você pode otimizar os processos de cobrança da sua empresa.
Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.
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