Risco de crédito: como fazer uma gestão de crédito eficiente

por | mar 20, 2023 | Crédito | 0 Comentários

Como empreendedor, você deve estar ciente dos riscos envolvidos no seu negócio. Um risco importante é o risco de crédito, que pode comprometer a saúde financeira da sua empresa. Neste artigo, vamos falar sobre como fazer a gestão da inadimplência do seu negócio e reduzir este risco!

Sumário

Na prática, o que é risco de crédito?

O risco de crédito é o risco de que os clientes não honrem as suas obrigações financeiras com sua empresa. Depois de oferecer um serviço ou produto, você conta com a fidelidade dos seus clientes para que eles cumpram com os seus compromissos de pagamento. Se isso não acontecer, a sua empresa pode sofrer prejuízos financeiros significativos, o tal do calote.

Quais são os C’s do crédito?

Os “C’s do crédito” referem-se aos quatro principais fatores que são considerados ao avaliar o risco de um cliente: crédito, capacidade, capital e condições. Estes fatores permitem à empresa avaliar se um determinado cliente poderá honrar os compromissos financeiros.

Caráter

O histórico de crédito do cliente é analisado para avaliar se ele consegue manter as contas em dia. 

Por exemplo, as empresas costumam verificar os registros de crédito dos clientes para determinar o risco de inadimplência.

Uma boa ferramenta para esta verificação é o Serasa que permite a avaliação do perfil de crédito e o histórico de pagamentos dos clientes com base no CPF e CNPJ.

Capacidade

A capacidade financeira do cliente é analisada para determinar se ele tem ou não a capacidade de honrar os compromissos financeiros.

Por exemplo, o cliente pode ser questionado sobre seus rendimentos mensais e a fonte deles, bem como qualquer outra informação financeira relevante.

Capital

O capital da empresa é analisado para determinar o montante disponível para pagamento de contas, isso inclui a quantia em dinheiro, bem como outros ativos líquidos. O objetivo é determinar se o cliente tem meios suficientes para cobrir os pagamentos acordados.

Condições

As condições da transação são levadas em consideração quando se determina a solvabilidade do cliente, ou seja, se ele terá acesso suficiente a fundos para honrar seus compromissos.

Por exemplo, as condições de pagamento comuns incluem descontos por pagamento antecipado, parcelamento do saldo em aberto ou até mesmo ofertas de descontos para clientes fiéis.

Colateral

Por último, mas não menos importante, o colateral desempenha um papel na determinação do risco de crédito. O objetivo é determinar se a empresa terá meios suficientes para cobrir suas perdas caso o cliente não honre os compromissos financeiros.

Por exemplo, certas transações obrigam o cliente a entregar bens como garantia de pagamento antes que um acordo seja fechado. Neste caso, a empresa tem acesso à propriedade do cliente em caso de inadimplência

Portanto, é importante para uma empresa avaliar cuidadosamente os riscos dos seus clientes antes de conceder crédito.

Ao avaliar os “C’s do crédito”, a sua empresa pode tomar decisões de crédito mais informadas, fornecendo um melhor serviço aos seus clientes e garantindo uma gestão saudável dos riscos de crédito.

Como fazer uma gestão de crédito eficiente

Gestão de risco de crédito eficiente é a abordagem certa para gerenciar os riscos envolvidos na concessão de crédito. Aqui estão algumas dicas para uma gestão responsável do seu negócio:

Estabeleça políticas de crédito

É também aconselhável ter uma política de cobrança bem definida. Os processos de cobrança bem definidos ajudam você a gerenciar melhor suas contas inativas e reduzir o risco de perdas financeiras. 

É importante estabelecer clara e consistentemente as suas políticas de crédito. Isso inclui definir limites máximos para cada cliente, os prazos de pagamento aceitáveis, bem como qualquer outro critério que seja relevante para a sua empresa.

Aplique as regras de forma uniforme

Depois de definir as políticas, é importante garantir que todos os clientes sejam atendidos com as mesmas regras de crédito. Isso evita que os seus funcionários aceitem critérios diferentes para clientes específicos e promovam a igualdade da empresa.

Verifique o histórico de crédito dos seus clientes

Sua empresa deve verificar o histórico de crédito dos seus clientes antes de adotar essa política. Isso permite fazer uma avaliação realista do risco envolvido na concessão de crédito.

Gerencie o seu fluxo de caixa

Uma boa gestão do fluxo de caixa ajudará sua empresa a manter as contas em dia e honrar os compromissos financeiros. Isso também ajudará a prever quaisquer problemas antes que eles possam afetar sua empresa.

Se ao primeiro sinal sentir baixa no capital de giro, certamente existe algum problema relacionado a crédito, ou seja, algum cliente está pendente e é necessário verificar qual.

Monitorar as contas

Portanto, para evitar o risco de crédito, é importante ter um plano de gestão da inadimplência em vigor. Isso inclui ter procedimentos e processos para avaliar o risco dos seus clientes antes de conceder crédito, bem como monitorar e gerenciar as contas inativas.

É importante monitorar constantemente todas as contas de crédito para detectar qualquer atraso nos pagamentos, bem como qualquer outro problema que possa afetar a solvabilidade do cliente.

A melhor forma de fazer isso, é automatizando o seu processo. A Moner é uma ferramenta que permite cadastrar todos os seus recebíveis e fazer a cobrança no momento exato, diminuindo sua taxa de inadimplência e, principalmente, o seu risco de crédito.

Conheça todas as funcionalidades da Moner e descubra como automatizar o seu departamento de cobranças.

Aproxime-se dos seus clientes

Risco de credito Aproxime se dos seus clientes

Todo mundo em algum momento passará por alguma dificuldade, e com seus clientes não é diferente. Por fim, mas não menos importante, é vital manter um relacionamento próximo com os seus clientes. Isso ajudará a manter o seu negócio em bom estado e criará confiança entre vocês.

Lembre-se também de que quando se trata dos problemas relacionados às contas inativas, quanto antes você abordar o assunto, melhor.

Conclusão

Muitas empresas acabam fechando as portas por causa da inadimplência, que é a incapacidade de honrar os compromissos financeiros assumidos. Por isso, é importante fazer a gestão do risco de crédito para evitar esse problema. 

A Moner é a solução completa para ajudar nas suas cobranças e evitar a perda do cliente por inadimplência. Nossas funcionalidades permitem enviar cobranças sem parecer invasivos e, ainda, permite que monitore os clientes em risco.

Portanto, conheça mais as nossas funcionalidades e descubra como fazer uma gestão eficiente dos seus recebíveis diminuindo o risco de crédito!

Gustavo Gawryszewski
Gustavo Gawryszewski

Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.

Reduza sua inadimplência agora mesmo

Utilize a Moner no seu negócio e envie cobranças automáticas por Email, WhatsApp ou SMS e reduza em até 44% o tempo de recebimento de suas cobranças.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Compartilhe esse post com seus amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com seus amigos!