Reduzir a inadimplência é um problema sério para as empresas. Segundo a Serasa Experian, uma em cada três empresas têm problemas para honrar dívidas ao longo do mês. Mas, com algumas medidas práticas é possível reduzir este problema e organizar os recebimentos do seu negócio.
Sumário
- 1. Analise o histórico de compras do cliente
- 2. Reúna informações sobre a renda do cliente
- 3. Peça informações de outros fornecedores
- 4. Crie uma linha de crédito para cada cliente
- 5. Fale com seus Colaboradores
- 6. Crie um relacionamento com seu cliente
- 7. Ofereça bônus para pagamentos em dia
- 8. Tenha Políticas claras para dívidas atrasadas
- 9. Crie um programa para negociar as dívidas
- 10. Seja sempre amigável nas cobranças
- 11. Acompanhe os pagamentos de cada cliente
- 12. Use a Moner para automatizar suas cobranças
12 ações efetivas para reduzir a inadimplência dos seus clientes
A inadimplência é um problema que afeta milhões de brasileiros. Segundo dados do Banco Central, o montante de dívidas não pagas chegou a R$ 250 bilhões em 2021. Esse valor representa quase 50% da dívida total dos consumidores brasileiros.
Para reduzir esse índice, vamos mostrar 12 ações efetivas que ajudarão a reduzir a inadimplência dos clientes, confira!
1. Analise o histórico de compras do cliente
O primeiro passo para reduzir a inadimplência é analisar o histórico de compras do cliente, especialmente no SERASA e SPC. Com esses dados em mãos, você poderá identificar os clientes que têm maior probabilidade de não honrar as dívidas.
2. Reúna informações sobre a renda do cliente
Sempre que possível, crie um questionário com as informações sobre a renda total do cliente. Sabendo números aproximados de quanto seu cliente fatura mensalmente, ficará mais fácil determinar quanto ele pode pagar.
3. Peça informações de outros fornecedores
Pedir um outro fornecedor como referência vai ajudar bastante a organizar as contas do seu cliente, pois permite mapear o quanto ele gasta com cada fornecedor ao longo do mês.
4. Crie uma linha de crédito para cada cliente
Limite as linhas de crédito dos seus clientes e determine um valor fixo para cada perfil. Este tipo de ação permite monitorar o comportamento de cada cliente e ajuda a determinar quais clientes necessitam de um crédito maior.
5. Fale com seus Colaboradores
Para reduzir a inadimplência já nos primeiro meses, treine os seus colaboradores, em especial seus consultores. É importante que eles conheçam o perfil de cada cliente, pois evitarão vendas erradas e a liberação de crédito para clientes que terão dificuldades em pagar.
6. Crie um relacionamento com seu cliente
Sempre que possível, fale diretamente com seus clientes e procure se inteirar das suas necessidades e dificuldades, ao criar um canal de relacionamento, ficará mais fácil saber quando o cliente está passando por dificuldades financeiras.
7. Ofereça bônus para pagamentos em dia
Crie um programa de compensação para todos os clientes que pagam em dia. Este tipo de ação vai incentivar os clientes a manter os pagamentos e ordem, além de organizar a entrada de capital na sua empresa. Além disso, descontos por pagamento antecipado podem ter efeito similar ao de uma multa com o benefício de não ter a mesma limitação legal de valor.
8. Tenha Políticas claras para dívidas atrasadas
Desde o primeiro momento deixe claro para seus clientes que o atraso nos pagamentos ou a inadimplência podem acarretar alguns transtornos como a inclusão do nome no SPC ou SERASA, protesto de títulos ou ações judiciais.
9. Crie um programa para negociar as dívidas
Na maioria das vezes o cliente deseja pagar as dívidas, mas nem sempre o que fatura permite pagar todos os fornecedores.
Fale diretamente com seu cliente, crie planos e condições que permitam parcelar e reduzir a dívida gradativamente. Tenha em mente que o pouco que ele pagará por mês, será melhor do que ter a dívida parada.
10. Seja sempre amigável nas cobranças
Seja sempre cordial e amigo ao cobrar seus clientes inadimplentes. Muitas vezes o cliente está perdido nas inúmeras dívidas que possui e tudo que ele precisa neste momento é de sua compreensão e ajuda para encontrar uma solução para quitá-las.
11. Acompanhe os pagamentos de cada cliente
Pelo histórico e pontualidade nos pagamentos é possível determinar quais clientes são mais organizados nas finanças e quais deles irão precisar de um monitoramento mais intenso. Fique atento e acompanhe de perto os pagamentos de seus clientes. Segundo pesquisa da Serasa Experian, a maior parte das dívidas são resolvidas nos primeiros 60 dias de atraso por tanto não deixe para cobrar depois.
12. Use a Moner para automatizar suas cobranças
A Moner é uma ferramenta completa que permite cadastrar e organizar cada cobrança, enviando mensagens antes, durante e depois do vencimento.
A Moner permite que você cobre seus clientes com mensagens claras e simpáticas, que vão incentivá-los a pagar o mais rápido possível.
Você pode enviar cobranças automáticas e contatar o cliente a qualquer momento através de um SMS, Email ou WhatsApp.
Portanto, para reduzir a inadimplência do seu negócio, teste agora a Moner gratuitamente e automatize suas cobranças!
Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.
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