DRE: O que é e pra que serve o Demonstrativo de Resultados do Exercício

por | mar 21, 2023 | Gestão | 0 Comentários

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um dos principais documentos contábeis, que relata todas as receitas e despesas de uma empresa durante um determinado período.

É importante destacar que o DRE é obrigatório para todas as companhias, independentemente do porte ou segmento de atuação. Neste post, vamos explicar tudo sobre esse importante demonstrativo financeiro e como fazer o seu, confira!

Na prática, o que é um Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)?

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um documento contábil que relata todas as receitas e despesas de uma empresa durante um determinado período.

Geralmente, o DRE tem informações específicas sobre o resultado líquido de uma empresa e seu lucro (ou prejuízo) acumulado ao longo do ano.

Além disso, o DRE também pode conter informações sobre as receitas operacionais, custos de produção, despesas gerais (como salários e comissões), impostos sobre a renda e outros.

O padrão utilizado nas empresas no Brasil é baseado no IFRS e foi estabelecido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Por que o DRE é importante para as empresas?

O DRE permite que as empresas gerenciem melhor o seu capital de trabalho e acompanhem os resultados do seu negócio. Além disso, é importante destacar que o DRE também pode ser usado para avaliar a saúde financeira do negócio e tomar decisões estratégicas mais acertadas.

Controle de tributos

É importante saber que o governo utiliza a DRE como uma ferramenta de fiscalização para garantir que as empresas estão cumprindo as exigências e pagando seus impostos devidamente. 

O relatório é um documento valioso pois permite comparar o lucro declarado na DRE pelas empresas com as quantias recebidas pelos sócios no IRPF.

O Demonstrativo de Resultados do Exercício também oferece às empresas mais do que meramente uma avaliação dos resultados obtidos. 

Além disso, o DRE serve como base para a determinação correta dos impostos devidos pelas companhias enquadradas nos regimes tributários Lucro Presumido e Lucro Real.

Ajuda a traçar metas acertadas

Uma DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) pode ajudar os gestores da empresa a traçarem metas estratégicas detalhadas e monitorarem seu desempenho durante todo o ano. Ela fornece informações importantes sobre as receitas, custos totais e despesas necessárias para atingir objetivos financeiros específicos.

Ajuda na aquisição de crédito

A DRE também é essencial para ajudar quem precisa de uma graninha extra. Bancos, analistas financeiros e investidores usam o demonstrativo como uma ferramenta valiosa de análise para avaliar se vale a pena oferecer crédito à empresa.

Passo a passo para fazer o seu DRE

Veja a seguir como fazer o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), para isso, o seu demonstrativo deve seguir o seguinte padrão:

Receita Bruta

A receita bruta é o resultado da soma de todos os ganhos e créditos que entram no caixa das empresas, seja na forma monetária através do dinheiro físico ou mesmo representativamente com documentos. Estes oferecem ao dono dos recursos direitos à posse de mercadorias materiais valiosas.

Tudo começa por aqui, no recebimento da receita é um dos momentos em que a Moner pode te ajudar realizando cobranças de forma automatizada para sua empresa.

(-) Deduções e abatimentos

Deduzir significa diminuir a Receita bruta, ou seja, devoluções de vendas, descontos oferecidos e abatimento em impostos como ICMS ou ISS.

(=) Receita Líquida

A receita líquida representa a quantia exata que uma empresa recebe pelos seus produtos e serviços. 

(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)

Os custos de produção consistem nos materiais e serviços utilizados na fabricação do produto. Ou seja, além do custo de aquisição dos materiais, também entram na conta o transporte, seguros e outros encargos diretamente relacionados com a produção.

(=) Lucro Bruto

O lucro bruto pode ser definido como o resultado da Receita Líquida menos o somatório dos custos de produção. Ou seja, é o resultado positivo da aplicação dos recursos financeiros que a empresa conta com seus produtos.

(-) Despesas com Vendas

O valor das despesas com vendas é o somatório de todos os custos envolvidos na transação. Isto é, mão de obra, honorários dos vendedores, despesas de propaganda e outros encargos diretamente ligados à venda.

(-) Despesas Administrativas e Operacionais

Inclui tudo que for necessário para manter a empresa funcionando, ou seja, despesas com contador, salários, aluguel e energia.

(-) Despesas Financeiras

É aqui que entram juros, taxas de administração e tudo mais envolvendo a rotina financeira da empresa, ou seja, tudo que está relacionado às contas da empresa.

(=) Resultado Antes IRPJ e CSLL

É o lucro antes de descontar os impostos federais (IRPJ) e sociais (CSLL).

(-) Provisões IRPJ E CSLL

São os valores pagos de acordo com a legislação tributária vigente. Dependendo do regime de tributação, pode ser Lucro Presumido ou Lucro Real.

Neste caso, as empresas devem pagar o valor da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) baseando-se nos mesmos princípios estabelecidos pelo IRPJ, incluindo as alíquotas e a estrutura definida na lei.

(=) Resultado Líquido

É o resultado final da empresa, é o que sobra como lucro para aproveitamento dos sócios.

O resultado final de um período pode se traduzir em três possibilidades: lucro, prejuízo ou equilíbrio. 

Se for positivo, significa que a organização conseguiu obter sucesso e gerou rendimentos; porém se apresentar um saldo negativo é indicador de que alguma dificuldade momentânea está impedindo a empresa de ter lucros e atingir os objetivos estabelecidos. 

Um equilíbrio quer dizer que há uma parada na jornada comum do negócio – a empresa não está tendo grandes lucros, porém, não está tendo prejuízos!

Exemplo de DRE

DRE da Empresa XYZ S.A.

Valor
Receita de Vendas R$ 1.000.000,00
Impostos sobre vendas (R$ 200.000,00)
Devoluções de vendas (R$ 50.000,00)
Descontos sobre vendas (R$ 20.000,00)
Total das deduções de vendas R$ 270.000,00
Receita líquida de vendas R$ 730.000,00
Custos dos Produtos/Serviços Vendidos R$ 300.000,00
Lucro Bruto R$ 430.000,00
Despesas Operacionais
Despesas com Vendas (R$ 100.000,00)
Despesas Administrativas (R$ 150.000,00)
Despesas Financeiras (R$ 50.000,00)
Lucro Operacional R$ 130.000,00
Resultado Financeiro
Receitas Financeiras R$ 20.000,00
Despesas Financeiras (R$ 50.000,00)
Lucro Antes do Imposto de Renda R$ 100.000,00
Imposto de Renda e Contribuição Social (R$ 30.000,00)
Lucro Líquido R$ 70.000,00

Quando fazer a DRE?

Como forma de acompanhar o desempenho gerencial, as empresas têm três opções dedicadas para realizar um Demonstrativo do Resultado Econômico (DRE): 

  • Mensalmente com fins relacionados à gestão;
  • Trimestralmente para cumprir obrigações fiscais;
  • e anualmente determinado por lei.

Qual empresa é obrigada a elaborar a DRE?

Obrigadas a uma prestação de contas, as sociedades por ações com papéis negociados na bolsa são obrigadas por lei a fazer a suas Demonstrações do Resultado dos Exercícios e apresentá-las ao público.

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As LTDAs (Sociedades Limitadas) não são obrigadas a divulgar seus dados contidos na DRE, mas precisam arquivá-los impressos e encadernados para mostrar ao Fisco quando a sua empresa for auditada.

As demais empresas não são por lei obrigadas a fazer a DRE anualmente, porém, é importante fazer regularmente para garantir a saúde financeira da empresa pois é um importante instrumento para avaliar as condições do negócio.

Conclusão

A Demonstração do Resultado Econômico (DRE) é um documento essencial para o controle financeiro da empresa. Ela permite que a empresa identifique quais são os seus ganhos e gastos, além de servir como ferramenta de gestão para o futuro, pois com ela a empresa consegue ter um melhor entendimento sobre as finanças da empresa. 

Além disso, também é importante manter este documento atualizado para que se possua um registro preciso dos resultados gerais da empresa.

Gustavo Gawryszewski

Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.

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