Você está precisando emitir uma segunda via de boleto bancário de uma conta sua, mas não sabe como fazer? Não se preocupe! Neste artigo, explicaremos passo a passo como gerar a segunda via de boleto nos principais bancos e financeiras do Brasil. Basta seguir as instruções abaixo e em poucos minutos terá seu boleto em mãos!
Sumário
Você realmente precisa de uma segunda via?
Desde dezembro de 2020 todos os boletos passaram a ser registrados obrigatoriamente, por isso todos eles podem possuir informações como multa, juros e descontos diretamente em seu registro. Além disso, eles podem permanecer ativos por bastante tempo a critério do banco. Então, em muitos casos se você tem um boleto atrasado você só precisa tentar pagá-lo pois ele pode ainda estar ativo.
Uma alternativa é utilizar o DDA, quando você habilita o DDA em seu banco, você consegue visualizar todos os boletos que foram registrados em seu CPF ou CNPJ, assim, você não precisa de segunda via mesmo que tenha perdido o boleto.
Agora, se você não quer habilitar o DDA no seu banco, verifique abaixo as instruções para gerar novamente seu boleto.
Como gerar segunda via de boleto passo a passo
Atrasou o boleto e não sabe como emitir uma segunda via para evitar multas e cancelamentos? Não se preocupe, preparamos um passo a passo bem simples de como emitir e baixar a segunda via do seu boleto nas principais instituições financeiras, confira!
No Bradesco
Primeiro acesse a página de pesquisa de boletos. Para emitir a segunda via do boleto no Bradesco, você tem duas opções:
- Pesquisar o boleto pelo CPF/CNPJ/Nosso Número – Aqui basta inserir o número CPF, do CNPJ ou o Nosso Número contido no seu boleto e, em seguida, clique no botão pesquisar.
- Pesquisar o boleto pela linha Digitável – Nesta opção basta a sequência de números do seu boleto vencido e, em seguida, clicar no botão pesquisar.
No Itaú
No Banco Itaú a emissão da segunda via de boleto é um pouco mais simples:
- Primeiro, acesse a página de emissão de boletos;
- Abaixo você verá um formulário onde poderá inserir os dados do seu boleto.
- No primeiro campo informe o CPF ou CNPJ do Titular emitido no boleto;
- No segundo campo, informe a sequência numérica do seu boleto.
- Agora, basta clicar no botão “Gerar boleto” e em instantes seu novo boleto estará pronto na sua tela.
No Santander
Assim como no Bradesco, a emissão de segunda via de boleto no Santander também oferece a opção de pesquisa pelo Nosso Número.
- Primeiro, acesse a página para emitir a 2ª via do seu boleto.
- Agora, você terá duas opções: CPF/CNPJ do Titular ou pelo Nosso Número. Escolha uma delas e insira os dados contidos no seu boleto atrasado.
- Agora clique na opção “Não sou Robô” e, em seguida, no botão “Continuar” e aguarde alguns segundos. O sistema vai processar as suas informações e gerar o novo boleto.
Banco do Brasil
No BB é um pouco mais detalhado, vamos ao passo a passo:
- Primeiro, acesse a página de boletos.
- Agora você tem duas opções: Linha Digitável do Boleto ou Nosso número ou Seu número.
- Na Linha Digitável do Boleto ou Nosso número basta informar no primeiro campo, a sequência numérica do seu boleto vencido, sem o DV. Agora informe o CPF/CNPJ do Pagador. Confirme a opção “Não sou Robô” e clique no botão “Confirmar”. Em instantes seu boleto será gerado na tela.
- Agora, utilizando o Nosso número, informe: o Seu número, o CPF/CNPJ do Pagador e o CPF/CNPJ do Beneficiário. Confirme a opção “Não sou Robô” e, em seguida, clique no botão azul para continuar. Seu boleto será gerado.
Na Caixa Econômica Federal
Na Caixa é ainda mais simples, acesse a página de boletos, escolha qual a opção de boleto deseja gerar uma segunda via e, a partir daí, é só preencher os dados do seu boleto como sequência numérica, CPF/CNPJ do Titular.
No BV
Para gerar uma segunda via de boleto no BV é mais rápido do que as opções anteriores, veja o passo a passo:
- Primeiro, acesse a página de 2ª via de boletos;
- Agora preencha os campos com os dados do seu boleto tipo: linha digitável/sequência numérica e o CNPJ ou CPF do pagador. Clique no botão “Gerar boleto” e aguarde alguns instantes. Seu novo boleto estará pronto para pagamento!
Como reemitir boletos de contas de Luz, Gás ou Telefone?
Contas de consumo (como Luz, Gás e Telefone) normalmente não exatamente boletos. Apesar do código de barras, muitas vezes não são boletos registrados no padrão da Febraban, sendo feitos na verdade através de convênios entre essas instituições e os bancos. Com isso, só tem uma forma de gerar um novo boleto de conta de consumo que é entrando em contato ou através do site da empresa que você precisa gerar um novo boleto.
Gostou? Agora verifique no seu boleto atrasado qual o banco referente e emitir já a segunda via dele!
Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.
0 comentários