Gerar boleto bancário é muito simples: Você só precisa de uma conta em uma empresa que permita gerar boleto bancário e poderá cobrar sem um custo muito elevado. Acessando a conta é só preencher os dados do cliente (ou selecionar caso esteja cadastrado) e dados da cobrança e voilà (como dizem os franceses), você tem um boleto bancário.
Afinal, esse meio de pagamento é uma das formas mais democráticas que existem, atendendo a quem não tem cartão de crédito ou conta bancária.
Por ser fácil de emitir, quitar e receber, vale muito a pena aprender a gerar esse meio de pagamento, não é mesmo? Então confira como fazer isso lendo este conteúdo!
Sumário
- Como funciona um boleto bancário?
- Empresas que geram boletos bancários
- Como gerar um boleto bancário na Moner?
- Qual a melhor maneira de gerar boleto bancário de forma simples?
Como funciona um boleto bancário?
Se você tem um boleto bancário a vencer, saiba que este é um meio de pagamento que pode ser quitado em qualquer instituição bancária ou comércio conveniado até o prazo de vencimento.
É fato que em alguns casos, esse pagamento pode ser feito após o vencimento, porém são aplicadas multas e penalidades devido ao atraso.
Empresas que geram boletos bancários
Sendo um dos meios de pagamento mais usados no Brasil, o boleto bancário facilitou a vida dos consumidores e empresários, graças a sua praticidade e emissão rápida. Por isso, diversas instituições e plataformas passaram a gerar boletos, cada uma seguindo um modelo de geração, o qual veremos a seguir.
Conta digital
As contas e bancos digitais são uma alternativa moderna para emissão de boleto. Por serem digitais, a maior parte das contas não possui tarifa de manutenção ou então cobram valores mais econômicos para esse serviço.
Nesse modelo de negócio, a geração de boletos se dá pelo aplicativo ou plataforma web. Entretanto, essa opção normalmente não vai trazer um sistema sofisticado de notificações de cobrança integrado.
Banco tradicional
Bastante utilizado pelo comércio em geral para liquidação da venda de produtos ou prestação de serviços, o boleto bancário também é largamente oferecido pelos bancos tradicionais.
Nesse caso, a sua emissão ocorre a partir da escolha do usuário por uma determinada instituição bancária para gerar seus boletos, dado que cada banco possui taxas de emissão variadas.
Intermediador de pagamentos
Amplamente usado pelo e-commerce, esse tipo de gerador de boletos é ideal para pagamentos no meio digital.
Esse modelo funciona assim: o intermediador faz a ligação entre o devedor, a empresa e a operadora do cartão de crédito ou organização bancária, de forma que o processo de finalização de compra seja efetuado com a compensação do boleto.
Garantidor de Cobrança
Segmento que tem crescido entre condomínios, é um tipo de empresa de cobrança que atua como intermediário, mas nesse caso se coloca como garantidor do pagamento dessa cobrança. Ele gera o boleto e se encarrega de cobrar os clientes, repassando os valores em uma data pré-agendada independente do pagamento do cliente.
Parece bom, mas obviamente não é de graça. Normalmente essas garantidoras cobram valores percentuais que podem chegar a 15% do valor da fatura.
Plataforma de gestão de cobrança
Na plataforma de gestão de cobrança, o empresário pode contar com uma empresa especializada na geração de documentos para consumidores inadimplentes, sendo o boleto uma das formas de se conseguir a quitação do débito.
Uma grande vantagem desse modelo, é que você pode gerar o boleto de forma simples, já que a plataforma cuida de todas as etapas de cobrança, tudo de forma automatizada. Um exemplo de empresa desse tipo é a própria Moner.
Com isso, o empreendedor ganha agilidade e produtividade, uma vez que a parte do seu negócio responsável pela negociação com os devedores fica por conta desse sistema online.
Como gerar um boleto bancário na Moner?
1. Primeiramente, clique no botão Criar Cobrança, para abrir a seleção de clientes
2. Escolha um cliente da lista de clientes, buscando algum cliente ou utilizando algum dos clientes exibidos. Clique em Criar Cobrança.
3. Digite as informações como (1) Nome da Cobrança, (2) Preço, (3) Data de Vencimento e verifique se o Boleto está selecionado entre as formas de pagamento (4).
Qual a melhor maneira de gerar boleto bancário de forma simples?
Aprender a gerar boleto de forma simples é mais fácil do que se imagina, isso é claro, se você utilizar o meio mais adequado para o seu negócio.
Como vimos, existem alguns meios para gerar esse meio de pagamento, mas sem dúvidas nenhum deles é capaz de acompanhar a análise dos débitos do consumidor como a plataforma de cobranças, como a Moner.
Isso porque, além da agilidade e praticidade em gerar boletos, temos uma imensa variedade de empresas e ainda repassamos uma análise dos resultados, o que é perfeito para acompanhar o desempenho do seu negócio.
Gerar boleto na nossa plataforma é simples:
O nosso cliente cadastra um determinado consumidor dele, cria uma nova cobrança selecionando a opção boleto como meio de pagamento e pronto! Já haverá um boleto que será enviado automaticamente ao consumidor. Simples, não é mesmo?
Aproveite a oportunidade para saber quanto custa emitir um boleto. Até mais!
Fundador e CEO da Moner, Gustavo Gawryszewski é economista e contador, Mestre em economia com ênfase em Macroeconomia e Finanças e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em negócios digitais sendo os últimos 6 anos dedicados a negócios ligados a finanças.
0 comentários